O código de Ética e Conduta Libra, visa coordenar, implementar e monitorar a obediência a valores obrigatórios em toda a organização.
A supervisão do código e o cumprimento dos padrões de conduta ficará sob a responsabilidade do Comitê de Ética e Conduta, integrado pela diretória da empresa.
Além do compromisso com os valores da empresa, o comitê tem a missão de valorizar a ética nos negócios empresariais, conscientizando, orientando, e sugerindo a implantação de procedimentos éticos.
Entendemos que a adoção destes critérios éticos em nossas ações profissionais possa contribuir para um desenvolvimento sólido e confiável de toda a sociedade.
Este Código de Ética e Conduta Empresarial tem por finalidade descrever as responsabilidades da Libra e de seus Funcionários / Colaboradores para com os integrantes da própria empresa, com os clientes, com os parceiros e com os fornecedores. Ajuda-nos a compreender as responsabilidades comuns e chama a atenção para questões legais e éticas importantes, com que podemos nos deparar.
Neste código os leitores encontrarão os valores básicos que orientam nossa forma de agir na vida profissional. Estes valores representam a base da nossa empresa e são eles: honestidade, comprometimento, flexibilidade, respeitabilidade, responsabilidade, equilíbrio e justiça.
A Libra é uma empresa centrada em valores que impulsionam nossa empresa e proporcionam uma base comum para as nossas decisões, atos e comportamentos.
O código de ética e conduta aplica-se a todos os membros da empresa, sejam eles: Sócios, Diretores, Gerentes, Funcionários, Colaboradores e Parceiros no decorrer do desempenho de suas atividades e nas relações interpessoais, como também, estabelece os parâmetros para o relacionamento que a Libra manterá com todos os seus funcionários e provedores de serviços.
Assim sendo, o código de ética e conduta deverá ser lido por todos os membros da empresa. Os parceiros serão incentivados a ler o código e espera-se que estejam familiarizados com suas disposições.
Todos os funcionários / colaboradores da Libra têm a obrigação de seguirem as leis, regulamentos, políticas empresariais, normas e procedimentos internos pertinentes ao seu trabalho. Não há desculpas ou pressões que justifiquem o não cumprimento das leis e/ou dos regulamentos internos da empresa.
A Libra, juntamente com seus Funcionários / Colaboradores e seus Parceiros, conduzirão todos os negócios em plena conformidade com todas as leis aplicáveis da República Federativa do Brasil e dos Estados e Municípios.
5.1 – Diretoria e Gerência
Todas as pessoas em posição de liderança devem mostrar, por seus atos, que estão comprometidas com os valores da empresa. Devem, ainda, contribuir para um ambiente no qual o código de ética e conduta seja sempre obedecido.
5.2 – Geral
Somos responsáveis, individualmente e em equipe, por nosso comportamento, nossas ações e por nossos resultados.
A obediência às leis, bem como às políticas, normas, procedimentos e valores da Libra é obrigatória. Essas normas existem para proteger os funcionários, colaboradores, clientes, fornecedores e a própria empresa contra condutas impróprias.
Todos os funcionários / colaboradores da empresa têm o direito de fazer perguntas e expressar preocupações sobre o comportamento impróprio no local de trabalho. Em caso de dúvida, pergunte. Muitas transgressões ao código de ética e conduta ocorrem por falta de informação, incompreensão dos princípios ou pelo desejo de “resolver” uma situação, não por falta de caráter ou desonestidade.
Os funcionários / colaboradores que buscarem conselho, apontarem situações preocupantes ou relatarem comportamentos impróprios estarão cumprindo seu dever.
5.3 – Ações
A Libra não tolerará atos de quem quer que seja contra pessoas que estejam cumprindo seu dever, como também, proíbe todo o pessoal de tomar qualquer tipo de atitude contra funcionários / colaboradores que comuniquem uma preocupação.
Medidas disciplinares, inclusive demissão, poderão ser tomadas contra funcionários/ colaboradores que violem o código de ética e conduta empresarial, ou que, conscientemente, forneçam informações falsas ou de caráter confidencial.
A Libra oferece oportunidades iguais de emprego a pessoas de qualquer raça, religião, cor da pele, nacionalidade, idade, sexo, classe social, estado civil, portadores de deficiência ou qualquer outro fator. Este tratamento justo aplica-se a todas as fases do relacionamento de trabalho.
Os funcionários / colaboradores terão acesso às mesmas oportunidades. As promoções serão baseadas apenas no mérito, na capacidade, nas qualificações e na competência das pessoas.
Todos os funcionários / colaboradores devem respeitar as pessoas e as culturas com as quais convivem no local de trabalho. Nossa empresa visa promover a diversidade em todos os níveis e espera contar com um ambiente de trabalho sadio, no qual todos os funcionários contribuam para desenvolver e incentivar ao máximo seu potencial.
A Libra não colocará em risco a saúde ou a segurança dos seus funcionários / colaboradores durante o exercício de suas funções, com o objetivo de lucro ou de aumento de produtividade.
Todos os funcionários / colaboradores devem realizar suas atividades com os equipamentos de proteção exigidos, sem infringir as regras de saúde e segurança, comunicando prontamente situações que possam causar preocupação, desrespeito a regras ou incidentes de segurança.
Os funcionários / colaboradores estão proibidos de agir de forma violenta ou ameaçar alguém de violência, bem como de portar ou usar armas fora do exercício da função.
É expressamente proibido usar, portar ou fornecer para outras pessoas drogas ilegais nas instalações da Libra ou de clientes. Não é permitido trabalhar sob o efeito de álcool ou drogas ilegais, como também, não é permitido o uso indevido de medicamentos controlados sem a respectiva justificativa e a prescrição médica.
Não será admitida nenhuma forma de assédio. O assédio pode se caracterizar de várias formas, todas inaceitáveis, como descrito nos exemplos a seguir:
Piadas, insultos, ameaças e outros comportamentos indesejáveis, onde seja feita referência à raça, cor, sexo, idade, religião, nacionalidade, deficiência, status social ou econômico, escolaridade, etc.;
Comportamentos ou insinuações de caráter sexual, palavras ou atos indesejados de natureza sexual, pedido de favores sexuais ou exibição de objetos ou imagens com conotação sexual;
Conduta verbal ou física que perturbe o desempenho de outros funcionários / colaboradores ou crie medo e hostilidade no ambiente de trabalho.
As decisões sobre negócios devem basear-se em opiniões isentas de interesses ou ganhos pessoais, devem ser evitadas situações que criem ou deem margens a originar conflitos. Os funcionários / colaboradores não estão autorizados a representar a empresa em acordos que resultem em benefício próprio, de familiares ou amigos próximos. Os funcionários / colaboradores devem informar à gerência sobre qualquer situação que pareça criar um conflito de interesses.
A postura da Libra é clara: é proibida a aceitação ou doação de presentes, favores e ofertas de qualquer espécie, sempre que isso implique em obrigações da parte favorecida. As praticas de favorecimento direta ou por meio de terceiros, com a finalidade de influenciar ou facilitar decisões, são proibidos em todas as circunstâncias.
A Libra obedecerá toda a legislação ambiental aplicável e a legislação brasileira, como também, se empenhará em adotar e promover as melhores práticas de preservação e conservação ambiental. Todos os funcionários, colaboradores e parceiros devem contribuir com ações como: Reduzir o consumo de agua, energia elétrica, combustíveis e produtos que poluem o meio ambiente; Garantir a separação adequado do lixo e dos matérias passiveis de reutilização ou reciclagem.
Todos os funcionários / colaboradores devem proteger e preservar os ativos da empresa, tais como: uniformes, equipamentos, mobiliário, armas, suprimentos, veículos e informações. Trate os bens da empresa com o mesmo cuidado dispensado aos seus próprios bens.
Os recursos da empresa devem ser utilizados exclusivamente para efetuar negócios e prestar serviço aos nossos clientes. Os funcionários / colaboradores devem evitar o uso indevido e nunca apropriar-se de bens da empresa.
As informações confidenciais de propriedade da Libra ou de seus Clientes não devem ser divulgadas a terceiros, sem o prévio conhecimento e autorização dos dirigentes da Libra.
Na medida em que avançamos em nosso objetivo de sermos uma empresa reconhecida no mercado de terceirização, um dos desafios para atingi-lo é assegurar que todos os funcionários e colaboradores entendam e cumpram totalmente com os valores e as diretrizes de ética e conduta empresarial da Libra.
Este código de ética e conduta será divulgado à todos os funcionários / colaboradores, bem como, aos nossos parceiros.
O Comitê de Ética e Conduta tratará as questões de interpretação e de aplicação do código, em relação aos integrantes da empresa, como também, ficará a disposição para emitir pareceres sobre qualquer controvérsia relacionada a interpretação ou aplicação deste código